COLÉGIO MILITAR DOM PRUDÊNCIO – TENDÊNCIA A FAZER MAIS

Em visita ao Colégio da Polícia  Militar Dom Prudêncio, possenews.com.br, identificou muito trabalho e uma vontade gigante de fazer a diferença na vida dos estudantes, com muita disciplina e educação sendo prioridade no cotidiano do estudante ali matriculado.

A diferença está no modo de ver a educação

A diferença está no modo de ver a educação

Possenews fez visita às instalações e ao espaço do Colégio da Polícia Militar Dom Prudêncio, na cidade de Posse, que tem como Diretor o Tenente Coronel PM Manoel Rubens de Faria, profissional com belíssimo currículo na sociedade possense, merecedor do cargo para o qual foi designado e que tem visão sobre aquilo que pode ser feito e principalmente como se deve fazer para que tudo aconteça ao tempo e à hora. Um verdadeiro administrador, formado em Gestão Pública, que ao assumir no mês de agosto de 2016, a responsabilidade sobre uma das mais tradicionais unidades escolares da Região Nordeste do Estado de Goiás, viu que o normal era a evasão por parte dos estudantes, simplesmente abandonando os estudos e algumas famílias vendo acontecer, sem saber como agir. Uma realidade que foi modificada! O trabalho de conscientização do corpo docente ali encontrado, das famílias e dos alunos de que tudo que é feito tem o objetivo de ver o melhor acontecer, com princípios educacionais baseados na disciplina e na vontade de fazer com amor pela educação!

Tudo pronto para uma excelente recepção

Tudo pronto para uma excelente recepção

EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO FUTURO DA JUVENTUDE

A transformação em Escola da Polícia Militar foi suficiente para uma grande mudança na questão de procura. Para o ano de 2017, segundo afirma o Tenente Coronel Rubens, houve necessidade de seguir princípios de sorteio e elaboração de relação de espera por vagas em algumas séries, pois não há vagas suficientes para todos que querem fazer parte desse modelo de educação que chega para ser novo na região, inclusive trazendo pessoas de cidades vizinhas a morarem na cidade, gerando novas rendas, pois são famílias que querem seus filhos tendo acompanhamento com maior princípio de disciplina e respeitando a educação moderna, sem que haja excesso de liberdade. Já são quase 800 (oitocentos) alunos matriculados nos três diferentes turnos, do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, com o uso do 6º (sexto) horário para que a carga horária seja cumprida com fidelidade e com aplicações positivas.

VIATURA PARA USO ADMINISTRATIVO E POLICIAMENTO EM TORNO DA UNIDADE ESCOLAR

Viatura exclusiva do Colégio Colégio

Viatura exclusiva do Colégio Colégio

A presença dos militares no colégio não quer dizer que os estudantes serão robotizados, até porque os militares profissionais não têm esse perfil. Todos os militares ali envolvidos pertencem à Reserva Remunerada da Polícia Militar; portanto, não há que se fazer comentários irresponsáveis como tem surgido da parte de algumas pessoas de má vontade, de que “policial militar tem que estar é nas ruas combatendo crime.” Aliás, é bom que se diga neste parágrafo, que a viatura pertencente ao colégio é responsável por efetuar patrulhamento na parte externa das dependências, impedindo aglomeração de estudantes de outras escolas para que o ambiente não seja tumultuado por influenciação externa. São policiais que têm o reconhecimento da sociedade, alguns inclusive tendo sido eleitos vereadores e outros que simplesmente completaram o tempo de serviço e foram para o que se chama aposentadoria. O trabalho pedagógico é desenvolvido por professores pertencentes ao quadro do Estado ou que se sujeitaram ao processo seletivo, mas tem o acompanhamento da Direção Militar.

Não há que se imaginar um policial militar em sala de aula fiscalizando as atividades do professor regente, pois o professor é o responsável pela aplicação de sua disciplina, mas não se permite aluno em corredor, aluno saindo da sala a hora que quiser para fazer o que quiser e quando quiser, como quiser, com quem quiser. Há uma rigorosa fiscalização e controle, não através de câmeras de monitoramento, mas fiscalização presencial nos corredores e acompanhamento do trabalho desenvolvido pelo corpo docente. A parte disciplinar é realmente o foco para que o aprendizado seja positivo e o aluno não tenha outros tipos de preocupação que não sejam seu crescimento como estudante e como cidadão de bem. Vale lembrar que o Coronel Rubens tem em seu passado todo um envolvimento como professor regente e também como coordenador por longo período no Colégio Argemiro Antônio de Araújo, além de ter sido um dos coordenadores da “famosa Guarda mirim de Posse”, na companhia dos hoje Cabo Valber Acioli e do Tenente Melchisedeck Perez.

Diretor com construtor

Diretor com o construtor

O colégio está um verdadeiro canteiro de obras, com a reforma da quadra de esportes coberta, pois inclusive há telha que está na cobertura, sem a menor condição, mas já foi providenciada uma nova para substituição, além de reforma nos vestiários e banheiros, onde as descargas não funcionavam, será construída uma nova cozinha em substituição à antiga, o que foi recomendado pelo Corpo de Bombeiros, segundo o Diretor da Unidade Escolar. Também está sendo reformado um espaço para servir como almoxarifado e foi construído um banheiro na biblioteca, o que não se pode conceber que não houvesse sido ainda construído. Toda a boa estrutura existente na construção antiga está sendo preservada, mas as reformas necessárias estão sendo implementadas. Vale ressaltar que toda a reforma está sendo realizada por empresa de Posse, com o seu Tião Construtor tendo sido escolhido entre outras empresas concorrentes. Para o Tenente Coronel Rubens “dinheiro que fica em Posse mesmo”.

Dois modelos de uniformes adotados

Dois modelos de uniformes adotados

Grande polêmica surgiu por conta dos uniformes adotados no Colégio Dom Prudêncio, mas comentários em sua maioria desprovidos de verdade, pois a própria grande procura por vaga, põe por terra o que se diz. Ouviu-se falar nos mexericos que um uniforme custaria R$ 800,00  (oitocentos reais), o que não procede. Possenews foi até uma das malharias que se propõe a confeccionar o fardamento e constatou que a afirmação é leviana. O que há é uma variedade de fardamentos, com um básico, como calça de malha e camiseta com tênis preto sem detalhes e meia branca; outro fardamento com calça e camisa, sendo este mais social, com uso de sapato preto e um terceiro que é o chamado uniforme de gala, perfazendo, a aquisição dos três um valor próximo do valor referido, mas não precisam ser adquiridos de imediato. Inclusive as malharias podem oferecer blusa de frio estilo  do fardamento, cuja aquisição não é obrigatória, o que barateia o custo. Inclusive aos pais que questionam quanto a não achar o uniforme bonito, o recado do Diretor é muito simples e objetivo: “Desfile de moda pode ser feito em qualquer lugar, menos na escola. Cobrem o aprendizado ao final do ano. Cobrem de seus filhos o empenho, pois será necessário.”

Uma das grandes satisfações inclusive do Diretor da Unidade Escolar Colégio Militar Dom Prudêncio, Tenente Coronel Rubens, tem sido o apoio que tem recebido do Dr José Eliton, Vice Governador do Estado de Goiás, do Comandante Geral da PM, Coronel Divino Alves e do Coronel Anésio, que tem a responsabilidade sobre todas as unidades escolares com nome de colégio militar, além do representante do Ministério Público, Dr Euzélio e  não há como esquecer, segundo ele, a importância da contribuição de várias pessoas da sociedade que têm contribuído com a doação de uniformes para os estudantes carentes que queiram realmente fazer parte dessa nova família que surge em Posse, com o propósito de juntamente com os demais colégios e escolas, ter Posse como o principal polo da educação no Nordeste Goiano, proposta inclusive do Prefeito Wilton Barbosa no dia de sua Posse.

ABAIXO ACOMPANHE IMAGENS DO COLÉGIO MILITAR DOM PRUDÊNCIO, QUE INCLUSIVE JÁ ESTÁ SENDO PINTADO COM NOVAS CORES

Outro espaço em reforma - Almoxarifado

Outro espaço em reforma – Almoxarifado

Telha nova para ser colocada

Telha nova para ser colocada

A telha quebrada

A telha quebrada

resultado da telha quebrada

resultado da telha quebrada