PASSEIO PELAS ESCOLAS ESTADUAIS EM POSSE

Possenews.com.br visitou todas as escolas estaduais do município de Posse, dando oportunidade para que manifestassem o que quisessem sobre o início do ano letivo de 2017 e oferece um retrato ao leitor, com textos fiéis aos apresentados pelas gestoras ou aos dados por elas fornecidos. Aguardemos as informações das escolas municipais.

ESCOLA DR JOÃO TEIXEIRA JÚNIOR – CENTRO DA CIDADE

O asseio da Escola João Teixeira impressiona

O asseio da Escola João Teixeira impressiona

Unidade escolar de grande simpatia, com acolhida gentil a todos que ali comparecem. Fica no centro da cidade de Posse, próximo a uma rotatória, com faixa de pedestre em frente ao seu portão. A Diretora é a Professora Ione Lopes Macedo e a Vice-Diretora é a professora Maria do Livramento Ribeiro Marques, ex-Diretora. A Escola está com seu quadro de professores completo, sem dificuldades e atende uma clientela de aproximadamente 480 (quatrocentos e oitenta) alunos. Oferece Ensino Fundamental nas modalidades regular e EJA. Tem boa estrutura, oferece acessibilidade de qualidade, tem no tratamento humano o seu ponto forte há muitos anos. Uma tradição que se mantém. A questão que fica é a vontade de contar com a presença da Polícia Militar com regularidade, visando manter equilíbrio social e comportamental, principalmente com pessoas extramuros.

 

 

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA JOSEFA BARBOSA VALENTE – SETOR SANTA LUZIA:

Diretora com coragem e compromisso

Diretora com coragem e compromisso

Diretora desse tradicional colégio é a professora Neide Oliveira. Com estrutura muito antiga, inclusive com salas de placa, o colégio funciona nos três turnos, contando atualmente com mais de 800 (oitocentos) alunos. O Colégio Josefa oferece turmas do Ensino Fundamental Primeira Fase 3º ao 5º  e Ensino Fundamental da Segunda Fase, 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, sendo que do 6º ao 9º atende tanto o curso regular quanto oferece também a modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA). Tem ainda em pleno funcionamento turmas do Ensino Médio Regular, inclusive com extensão sendo atendida no Colégio Argemiro Antônio de Araújo. O “Josefa” recebe alunos de praticamente todos os bairros da cidade.

O trabalho de manutenção da ordem dentro da Unidade Escolar por parte da direção e de seus companheiros de trabalhos é hercúleo. Muitas vezes precisando contar com a presença de Conselho Tutelar, muitas vezes da Polícia Militar ou da Polícia Civil, justamente pela ação de traficantes de outros bairros que insistem em tentar adentrar as dependências da escola ou em suas proximidades, assediando os jovens que ali estudam. A Professora Neide, Diretora, entende que por ser uma unidade relativamente afastada do centro da cidade, os marginais se sentem tentados a permanecer por ali.

O corpo docente do Colégio Professora Josefa Barbosa Valente realiza trabalho social de conscientização dos alunos que insistem em seguir em outro rumo, tendo inclusive sido lido o Regimento Interno em todas as turmas no segundo dia de aula, para que não pairem dúvidas quanto à aplicação do que nele esteja previsto. Não obstante, vê no apoio das forças de segurança e do próprio Ministério Público, instrumentos para momentos de tranquilidade e pleno combate disciplinar a qualquer tipo de irregularidade.

COLÉGIO ESTADUAL ARGEMIRO ANTÔNIO DE ARAÚJO – SETOR AUGUSTO JOSÉ VALENTE – FRENTE À RODOVIÁRIA

O desafio de novos tempos

O desafio de novos tempos

O Colégio Estadual Argemiro Antônio de Araújo, dirigido pela Professora Silvana, vem com nova proposta de Ensino Escolar de Tempo Integral onde o objetivo é intensificar a aprendizagem dos alunos de Ensino Médio. A proposta oferece aulas do núcleo comum e do núcleo diversificado, que são aulas de aprimoramento. Com m total de 10 (dez) turmas já formadas, tem um total de 290 (duzentos e noventa) alunos, com média regular de 25 a 30 alunos por sala, o que é uma média satisfatória para que o professor possa trabalhar suas metodologias de ensino/aprendizagem. O aluno recebe três refeições: lanche matutino, almoço e lanche da tarde, permanecendo na Unidade Escolar no período de 07h30min até o horário de saída às 17:00 horas. Ainda há vagas apenas para alunos interessados em frequentar turmas do 1º Ano.

O corpo docente do Colégio Argemiro está em processo de modulação, principalmente com as mudanças que surgirão com as novas decisões do Governo Estadual, mas tudo está sendo planejado e preparado para que o início das aulas no dia 13 de fevereiro seja pleno de êxito, com o acolhimento feito nos três turnos, durante toda aquela semana. Será essa a programação para o acolhimento:

Segunda-feira – 13/02 – 08h00: Acolhimento da Equipe Escolar – 13h30 Acolhimento Estudantes do 1º Ano

17h30 às 19h00: Acolhimento aos familiares/responsáveis

Terça-feira -14/02- 08h00:  Acolhimento dos Estudantes do 1º Ano – 13h30: Culminância com apresentação alunos 1º Ano/equipe escolar

Quarta-feira – 15/02 – 08h00:  Acolhimento dos Estudantes do 2º Ano – 13h30: Acolhimento Estudantes do 2º Ano

Quinta-feira – 16/02 – 08h00: Culminância com apresentação alunos 2º Ano/equipe escolar – 13h30 Acolhimento Estudantes do 3º Ano

Sexta-feira -17/02- 08h00:  Acolhimento dos Estudantes do 3º Ano – 13h30: Culminância com apresentação alunos 3º Ano/equipe escolar

Todos os dias o horário de 12h00 até 13h30 é destinado ao almoço de todos.

COLÉGIO ESTADUAL CORONEL ERNESTO ANTÔNIO DE ARAÚJO – CENTRO

Vice-Diretora Sebastiana e Diretora Iracema: União, sempre!

Vice-Diretora Sebastiana e Diretora Iracema: União, sempre!

A Diretora da Unidade Escolar é a Professora Iracema Cláudia Gomes de Oliveira Machado e a Vice-Diretora é a professora Sebastiana Moreira Machado. O Secretário do colégio é o Sr Juraci Pereira de Magalhães e as Coordenadoras são: Professora Márcia Kelly de Melo C. Costa, Professora Laliane Nunes Cortes e Josenila Rodrigues de O. Santos.

O quadro de professores,  traz profissionais capacitados e modulados conforme sua área de formação e o Colégio Estadual Coronel Ernesto Antônio de Araújo, oferece como diferencial por parte de seus profissionais, o comprometimento da equipe com uma educação de qualidade, além de ter um prédio com boas condições de trabalho, onde os alunos estão em total segurança. O corpo docente é o carro chefe da excelente qualidade do trabalho oferecido por essa importante Unidade Escolar.

O colégio oferece os seguintes cursos:

Ensino Fundamental I Fase: 3º ao 5º Ano, 140 alunos

Ensino Fundamental II FAse: 6º ao 9º Ano: 181 alunos

EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS – EJA – ENSINO MÉDIO: I ao IV Semestre: 150 alunos

Perfazendo assim um total de quase 500 alunos atendidos com padrão de respeito e disciplina satisfatórios.

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA FRANCISCA PINTO FERNANDES ROSA – SETOR DOS FUNCIONÁRIOS:

União pelo bem do universo educacional

União pelo bem do universo educacional

A Educação conta com diversos programas e a Escola Professora Francisca foi contemplada com esse novo modelo desde 2012, com o objetivo de oferecer ao jovem uma jornada ampliada de estudos. No ano de 2016 foi implantado o Novo Modelo de Escola de Tempo Integral, visando mais do que a simples permanência de alunos e professores em sala de aula e sim, buscando-se a aprendizagem em sua totalidade. A jornada nessa modalidade é de dez horas, incluindo três refeições diárias de qualidade superior. Na matriz curricular, os alunos têm disciplinas de núcleo comum e também as diferenciadas no Núcleo Diversificado, tais como:

 Protagonismo Juvenil: processo no qual o jovem é simultaneamente sujeito e objeto das ações no desenvolvimento de suas próprias potencialidades.

Eletivas: ocupam lugar central no que tange à diversificação das experiências escolares, oferecendo espaço privilegiado para experimentação, interdisciplinaridade e aprofundamento dos estudos.

Orientação de Estudo: Os estudantes têm a oportunidade de se apropriar de diferentes estratégias de estudo desenvolvendo aos poucos o hábito e o gosto pelo ato de estudar.

Avaliação Semanal: avaliações aplicadas toda segunda-feira, nas 1ª e 2ª aulas, com tempo de duração de 2h/a; visando redimensionar as práticas educativas com vistas ao alcance de melhores resultados.

Todo esse e os demais processos da Escola de Tempo Integral exige de todos dedicação exclusiva, sendo que os profissionais docentes também são de Tempo Integral, permanecendo na Unidade Escolar todo o tempo, respeitando as diretrizes que contemplam o horário de descanso do profissional.

A Escola Estadual Professora Francisca conta com um grupo de profissionais de excelência, buscando primar pela liderança e postura democrática; assiduidade e pontualidade; conhecimento da especificidade do trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas Oficinas Curriculares da Escola de Tempo Integral; utilização de metodologias de trabalho que, respeitando a proposta pedagógica da Unidade Escolar, promova a reflexão, a solidariedade, a troca de experiências e a aprendizagem dos alunos; capacidade de promover, cotidianamente, a autoestima do educando; capacidade de estabelecer relações interpessoais fundamentadas no respeito à legislação, ao grupo docente/ discente e que favoreça a construção de vínculo entre os vários agentes do processo;

Diretora:Fernanda Inacio de Alvim

Organização dos textos: Melchisedeck Perez

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salvar